António Cruz Serra recebe título de Reitor Honorário

“Fazemo-lo pelo exemplo que nos deixa, pela permanente vontade de estudar os problemas, por mobilizar vontades, de encontrar as soluções e de garantir que o trabalho desenvolvido é profícuo. Que realizamos e que não nos limitamos em produzir afirmações. Que trabalhamos em soluções concretas e não nos limitamos a identificar os problemas.”

António Cruz Serra recebe título de Reitor Honorário

Foi com estas palavras que o Professor Doutor Luís Ferreira atribuiu o título de Reitor Honorário da Universidade de Lisboa ao Professor Doutor António Cruz Serra.

O Reitor recém-eleito destacou também, que o Professor Doutor António Cruz Serra, conjuntamente com o Reitor Honorário Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, idealizaram  e lideraram um processo de fusão entre duas Universidades.

“Sabemos que uma fusão entre duas grandes Universidades é uma missão cuja escala e complexidade seriam só por si, suficientes para tornar o Professor Cruz Serra um marco essencial da nossa Universidade e da nossa vida pública. Mas não é apenas por este notável empreendimento que hoje aqui lhe prestamos homenagem mas sim porque o professor Antonio Cruz Serra possui um invulgar carater pragmático, de coragem e de ação sempre sustentado numa profunda reflexão. É um líder natural detentor de vários e sólidos conhecimentos, movido por um raro sentido de justiça, firme mas cordial. Que sabe gerar consensos e assumir contraditórios. Que sabe mobilizar a comunidade académica, sensibilizar o poder politico e a sociedade. Acima de tudo, é graças a ele que somos hoje uma Universidade de Lisboa mais forte e mais coesa” reforçou, por fim, o Reitor da Universidade de Lisboa.