Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa lança nova monografia

Inserida na colecção Estudos & Memórias , correspondendo ao número 13 desta série, trata-se de obra monográfica sobre a cerâmica grega recolhida no Castelo de Castro Marim.

flul

A análise teve em atenção não só os aspectos formais de cada uma das peças (mais de 300), mas também a sua cronologia, estabelecida em função dos dados da Ágora da Atenas e dos contextos estratigráficos no sítio algarvio. O conjunto é muito numeroso, constituindo o maior de todo o território português, e dos maiores em termos peninsulares. 

A presença expressiva de cerâmica importada da Grécia continental entre o século VI e o IV a.n.e. foi devidamente interpretada no quadro da Idade do Ferro no Sul de Portugal e das suas relações com o Mediterrâneo Central e Oriental. Por outro lado, a adopção de práticas sociais mediterrâneas, visíveis através da forma como os alimentos foram consumidos à mesa, tiveram o necessário destaque.

A monografia A Cerâmica Grega do Castelo de Castro Marim, da autoria de Ana Margarida Arruda e Elisa de Sousa, investigadoras do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) e de Daniela Ferreira, da Universidade de Porto, é a mais recente obra da UNIARQ. 

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

ISEG adere à prestigiada rede HERMES de Business Schools
Faculdade de Medicina da ULisboa premiada com o HR Excellence in Research Award
Comemoração do Dia da Universidade de Lisboa 2024