Faculdade de Medicina da ULisboa premiada com o HR Excellence in Research Award

A EURAXESS Researchers in Motion é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa apoiar a mobilidade e o desenvolvimento de carreira dos investigadores na Europa e além fronteiras.

Médico com viseira

Através de uma plataforma que apresenta inúmeras  informações úteis, os  investigadores e instituições de investigação podem ter acesso a áreas diversas: oportunidades de emprego; obter apoio com informações legais e administrativas para mobilidades internacionais; criar sinergias entre pares e parceiros, estabelecendo códigos de conduta com princípios justos e equitativos nas carreiras de investigação.

Ganhar o selo da EURAXESS numa Instituição de Ensino como a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa significa o reconhecimento internacional por se seguirem as melhores práticas europeias no recrutamento e gestão de investigadores, conforme estabelecido pela Comissão Europeia. Conhecido como "HR Excellence in Research Award", este selo reflete um compromisso estreito da implementação da "Carta Europeia do Investigador" e do "Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores".

Obter HR Excellence in Research Award, além do reconhecimento de qualidade, traz ainda vantagens como a atração de novos talentos, permitindo assim aumentar o espectro de mobilidades entre investigadores e abrindo cada vez mais a Instituição ao mundo. Para que este carimbo de reconhecimento se mantenha, a Faculdade de Medicina compromete-se a autorregular e manter os princípios salvaguardados internacionalmente, com as práticas e códigos mencionados; melhorar e dar continuidade às políticas de ação com autoavaliações, relatórios e monitorização; facultando ainda suporte aos seus investigadores, para que recebam formação e todo o apoio às suas carreiras. O grande propósito é dar forte contributo na manutenção dos padrões de excelência que cada vez mais se pretendem harmonizar.

Marco significativo para esta Instituição de Ensino Superior que recebeu este selo, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa reforça assim o seu compromisso com a excelência na gestão e desenvolvimento de carreira dos investigadores, o que contribui para um ambiente de investigação mais atrativo e competitivo ao próprio país.

Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa