Outros

Colóquio "Primaveras Estudantis: da Crise de 1962 ao 25 de Abril"

24 Março foi o dia em que se assinalaram mais dias de democracia do que ditadura em Portugal.

No passado dia 24 de março decorreu na Universidade de Lisboa o Colóquio "Primaveras Estudantis: da Crise de 1962 ao 25 de Abril". Este evento assinalou o início das comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de abril e, coincidência feliz, é também a data em que se cumprem os 60 anos da crise académica de Lisboa.

A sessão da manhã deste Colóquio, que decorreu na Aula Magna, contou com as intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, do Comissário Executivo das comemorações 50 anos do 25 de abril, Pedro Adão e Silva e dos testemunhos na primeira pessoa de Alberto Martins, Artur Pinto, Isabel do Carmo, João Cravinho e Manuela Juncal.

Durante a sessão foi apresentado o documentário “Sampaio, Caetano e Salazar: o confronto de 1962”, realizado pelo jornalista Jacinto Godinho e produzido pela RTP.

No final da Sessão da manhã o Presidente da República homenageou Eurico de Figueiredo, figura marcante das lutas estudantis dos anos 60, atribuindo-lhe a Grã-Cruz da Instrução Pública.

O  Colóquio prosseguiu, da parte da tarde, com a presença de Álvaro Garrido, Fernando Rosas, José Pacheco Pereira e Luísa Tiago de Oliveira que participaram no Painel “ Os movimentos associativos estudantis e a construção da democracia”. Esta Sessão contou, igualmente, com a intervenção do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

O colóquio terminou com a atuação do Coro da Universidade de Lisboa.

Ao final do dia foi também inaugurada, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a Exposição “Primaveras Estudantis: da Crise de 1962 ao 25 de Abril”, que estará patente ao público até dia 28 de agosto.

Fotografias: Ana Valdeira, Duarte Pinheiro | Universidade de Lisboa