Concursos

Concurso FLAD "UP Ensino Superior 2022-2023” para financiamento na internacionalização do ensino superior nos EUA

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) lançou um novo concurso de apoio à criação de parcerias entre instituições de ensino superior (IES) de Portugal e dos Estados Unidos, “UP-Ensino Superior 2022-23”, com vista a estimular a cooperação académica entre IES dos dois lados do Atlântico.

FLAD lança novo concurso "UP Ensino Superior 2022-2023”

Este concurso recebe propostas, por parte das IES portuguesas, para iniciativas conjuntas com IES nos EUA que demonstrem potencial de envolvimento e empenho mútuo, com vista ao alcance de objetivos comuns a médio ou longo prazo. Os projetos selecionados poderão obter financiamento até 30.000 €.

As propostas podem incluir diversas possibilidades, desde a cooperação ou articulação curricular, tal como o desenvolvimento de diplomas duplos ou conjuntos e o apoio financeiro para desenvolvimento de novos consórcios entre Portugal e os EUA; a adoção e utilização de tecnologia como a aprendizagem internacional colaborativa online (COIL) e a mobilidade virtual; o treino e desenvolvimento de docentes e staff, com estadias de curta-duração; a investigação conjunta, com projetos e redes multilaterais; e a aquisição de talento, como é o caso das contratações conjuntas; entre outras.

Podendo ser direcionadas a qualquer nível de ensino superior, estão abrangidos níveis de licenciatura, mestrado, doutoramento, formação executiva e outros, em qualquer área do saber. As Universidades, Politécnicos, Faculdades, Centros de Investigação ou Escolas Superiores podem apresentar candidaturas que envolvam duas ou mais universidades (consórcios), de ambos os lados do Atlântico. O apoio será disponibilizado durante o ano de 2022 para iniciativas a iniciarem-se durante o ano académico 2022/23.

O concurso decorre até ao dia 9 de outubro de 2022, sendo os candidatos notificados até ao dia 27 de outubro.

As candidaturas podem ser submetidas através do website da FLAD, aqui.