Prémios

Coro Infanto-Juvenil da ULisboa recebe prémio no Festival Internacional Coral de Cork

O Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa (CIUL) recebeu um prémio no Festival Internacional Coral de Cork .

Trata-se do prémio Lady Dorothy Mayer Memorial Trophy, que distingue uma das peças apresentadas durante a competição internacional de entre todos os coros em competição. A distinção foi concedida pela interpretação de Três Esconjuros, de Fernando Lopes Graça.

Na competição internacional (também com coros adultos), o CIUL ficou em 4.º lugar, empatando com um coro profissional da Estónia, com uma pontuação de 90,33, a apenas duas décimas do terceiro lugar.

A sublime interpretação do CIUL dignifica de forma ímpar o génio musical de Lopes-Graça e foi uma representação muito importante e valorizada no Festival de Cork, um dos primeiros festivais corais da Europa, com a sua primeira edição em 1954.

Desde a sua fundação em 2005, o CIUL realizou centenas de concertos em Portugal e no estrangeiro, onde se tem vindo a afirmar como um dos mais aclamados grupos vocais infanto-juvenis, desenvolvendo uma nova linguagem coral na qual associa a expressão corporal e teatral ao canto. Ao longo de dezoito anos de intensa atividade, o CIUL realizou concertos a solo e participou em produções com a Orquestra e Coro Gulbenkian, trabalhando com os maestros Michel Corboz, Simone Young e Lorenzo Viotti, entre outros. Foi selecionado duas vezes (2012 e 2018) para participar no Festival Europeu de Coros Juvenis em Basileia (Suíça). Foi também selecionado para integrar o Projeto “Voix d'Enfants/Espace Scénique”, no âmbito do Programa “Europa Criativa” 2015-2017. Fez várias digressões e já cantou com coros como Tapiola Choir (Finlândia), Drakensberg Boys (África do Sul),
Sottovoce (França), Leoa Kantika Corala (Espanha), entre muitos outros.
Em março de 2022, o CIUL foi convidado pela internacionalmente consagrada pianista Maria João Pires para cantar com ela num concerto, na Fundação Calouste Gulbenkian. Em setembro de 2022, actuou conjuntamente com Rodrigo Leão, no festival Kalorama. Em abril de 2023, participou num festival internacional competitivo de coros na Irlanda, em Cork, onde recebeu o prémio de melhor atuação, com uma peça de Fernando Lopes Graça. Ainda em 2023 estão marcados vários concertos, entre os quais se destacam a colaboração com a cantora lírica Joyce Di Donato, em junho, e uma digressão à Holanda, em setembro. Em maio de 2024, foi convidado para participar num grande festival musical com Joyce Di Donato e Bobby McFerrin, em Hannover.