Outros

Dia dos Avós: “A determinação do meu neto é a melhor descrição que dele pode fazer qualquer pessoa e, particularmente, este seu avô”

No Dia Mundial dos Avós falámos com o Professor José Dias Lopes da Silva, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) e antigo Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, e com o seu neto, José Ribeiro, estudante da Faculdade de Farmácia (FFUL) da Universidade de Lisboa.

O Professor José Lopes da Silva afirma com orgulho que a ligação à Universidade teve início em 1953. “Aquilo que fui e sou resulta de todo o imputo formativo que fui recebendo ao longo de todo esse tempo dedicado à Escola e à Universidade, independentemente das sucessivas responsabilidades que fui assumindo. É claro que a formação inicial, enquanto aluno de licenciatura, teve uma importância determinante na construção da minha identidade. O Instituto Superior Técnic dos anos 50 era bem diferente do que hoje o caracteriza. Não é possível afirmar se era melhor ou pior. A única afirmação possível é que era diferente, na medida em que os objetivos centrais da formação eram outros. Mas, o que posso testemunhar é a satisfação de ter podido receber uma formação que me deu as ferramentas indispensáveis para corresponder ao que a vida me foi solicitando.”

José Ribeiro, neto do Professor José Dias Lopes da Silva, afirma que “desde cedo que sei o que quero para o meu futuro, ser farmacêutico, e de certo que à primeira vista pode parecer que o meu avô não teve qualquer influência na minha escolha ou no percurso que escolhi para o poder alcançar. No entanto, desde pequeno que oiço as histórias do meu avô desde o seu tempo de estudante, de professor, reitor e responsável pela Universidade Sénior da Universidade de Lisboa o que fez com que crescesse também à volta do ambiente da antiga Universidade Técnica de Lisboa e mais tarde ao da Universidade de Lisboa, semeando dentro de mim a vontade de pertencer a esse mesmo ambiente.”

No momento de decidir qual a Universidade a escolher, José Ribeiro não teve dúvidas. A primeira e única escolha seria a ULisboa no entanto, o destino quis trocar-lhe as voltas. “Apesar de não ter conseguido entrar em nenhuma das fases pelo concurso nacional de acesso, decidi acabar a licenciatura em que tinha entrado "Farmácia" na ESTeSL, mas sempre com o pensamento de que mal acabasse o curso teria de passar pela FFUL e tirar o curso que sempre quis, não só por razões profissionais mas, também porque queria passar por esta casa.”

Para o Professor não é possível comparar a sua vivência estudantil com a do seu neto. “Em primeiro lugar, porque ele acabou por iniciar os seus estudos, a nível do ensino superior, pela via politécnica e só há apenas um ano se encontra a frequentar a Faculdade de Farmácia; em segundo lugar porque essa vivência se enquadra hoje num contexto muito diferente dos anos 50 do século passado; finalmente há que ter presente as diferenças naturais entre a filosofia que carateriza uma escola de Engenharia  e uma de Farmácia.”

De sorriso rasgado, o Professor realça a resiliência do seu neto. “Contrariamente ao que esperaria que fizesse, decidiu acabar a Licenciatura em Farmácia e fazer todos os estágios que lhe permitiram ter um primeiro titulo profissional, o de Técnico de Farmácia, e assim, poder exercer uma profissão. Isso custar-lhe-á um caminho bem mais longo na Faculdade de Farmácia para chegar ao grau de Mestre. A determinação  que, como neste caso, vem demonstrando na escolha das opções que considera mais adequadas, é a melhor descrição que dele pode fazer qualquer pessoa e, particularmente, este seu avô.”

José Ribeiro também não tem dúvidas: “O meu avô é uma pessoa empenhada que luta pelo que acha correto e que nunca desiste de alcançar aquilo que pretende, teimosia esta que acho que tem bastantes pontos positivos e que tenho o prazer de ter herdado!”