Investigação e Desenvolvimento

Equipa liderada por curadora do MUHNAC identifica novas espécies de osgas

Mariana Marques, Curadora Assistente da Coleção de Herpetologia do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa (MUHNAC), liderou uma quipa de investigação internacional responsável pela identificação de novas espécies de osgas.

As Lygodactylus são um grupo de pequenas osgas, diurnas e maioritariamente arborícolas, ou rupícolas, comumente apelidadas de Osgas-Anãs, dado o seu pequeno tamanho e cabeça pouco proeminente.

Existem mais de 60 espécies reconhecidas de Osgas-Anãs, maioritariamente restritas à África Subsaariana e Madagáscar.

Esta investigação permitiu a descrição das novas espécies e a revisão da identidade taxonómica das populações de Lygodactylus em Angola, que resultou na validação de cinco espécies para o país.

A equipa liderada por Mariana Marques é composta por investigadores portugueses, angolanos e norte-americanos e o estudo encontra-se publicado na revista Zootaxa.