Prémios

Estudante da Faculdade de Ciências da ULisboa vence BfK 2023

O projeto de Filipa Rocha foi o grande vencedor da edição deste ano do BfK, na categoria transição digital.

Estudante da Faculdade de Ciências da ULisboa vence BfK 2023

O projeto “Block-Based Accessible Tangible System” foi desenvolvido por Filipa Rocha, estudante de doutoramento em Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e participante no Impact Program do nosso ScienceIN2Business. A ideia do projeto é tornar a aprendizagem digital mais acessível às crianças com dificuldades visuais, utilizando brinquedos e sistemas educativos que tornam a literacia digital acessível através da diversão e da brincadeira.

“A nossa participação no BfK permitiu à nossa equipa dar um próximo passo com o nosso projeto de programação inclusiva. Além da oportunidade de formação nesta área do empreendedorismo, os mentores desafiaram-nos a compreender melhor os nossos objetivos e a nossa solução. Chegar à final e ao prémio da categoria é uma grande motivação para continuar a trabalhar para levar inclusão a todas as crianças.” realça Filipa Rocha.

O BfK é um programa que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento em Portugal e conta com o contributo das instituições de ensino superior e centros de investigação nacionais na indicação de equipas de alunos e investigadores com projetos inovadores. As equipas concorrentes, caso sejam selecionadas, têm acesso a uma fase de formação e a participar numa competição onde é selecionado um vencedor por categoria.

Fonte: Faculdade de Ciências da ULisboa