Desporto e bem-estar

Estudante do Instituto Superior Técnico assegura vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A velejadora Carolina João conquistou esta quarta-feira uma vaga na classe Laser Radial, durante a prova de qualificação olímpica, que decorre em Portimão.

Carolina João, aluna de Engenharia Química no Instituto Superior Técnico, garantiu um dos dois lugares em disputa na classificação feminina ILCA 6 (nova denominação da classe laser radial). A estudante do Instituto Superior Técnico terminou em 43.ª da geral, com 90 pontos, apenas sendo superada nesta disputa olímpica pela israelita Shay Kakon, 19.ª com 58 pontos.

A aluna do Instituto Superior Técnico e a rival de Israel conseguiram as duas vagas em aberto na Europa, disputadas por oito nações, incluindo a Eslovénia, Roménia, Letónia, República Checa, Ucrânia e Bulgária. O lote de competidoras foi, agora, dividido e as restantes velejadoras só podem aspirar à melhor posição entre a 46.ª e a 90.ª, enquanto Carolina João e Shay Kakon têm três dias para encontrar o melhor lugar entre as 45 mais fortes.

Em declarações à imprensa depois da conquista, a velejadora portuguesa recordou que “desde pequenina que sempre tive o objetivo de ir aos Jogos Olímpicos e nesta última campanha vi que era possível e trabalhei para isso junto com o meu treinador. Hoje acho que conseguimos”.

A decisão sobre quem representará Portugal em Tóquio2020 será assumida pela direção, com base em relatório técnico.

A estudante do Instituto Superior Técnico que veste a camisola do Sport Algés e Dafundo foi 72.ª nos Mundiais de 2018 e 2019. Nos Europeus de 2018 conquistou a 51.ª posição, e a 81.ª nos de 2019.