Prémios

Estudante do Instituto Superior Técnico premiada pelo Snapchat por colocar utilizadores a “estudar” anatomia

Inês Lúcio venceu na categoria “Lente inovadora do ano” do Lens Fest Awards 2023. Prémio organizado pela rede social Snapchat destaca a inovação e o talento na indústria de Realidade Aumentada.

O Snapchat divulgou os vencedores do Lens Fest Awards e a nova “Lente Inovadora do Ano” promete ajudar os usuários a estudar anatomia. Inês Lúcio, estudante do Mestrado em Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), é uma das seis vencedoras do prémio, promovido pela rede social Snapchat, para celebrar a inovação e o talento na indústria de Realidade Aumentada (RA). A estudante portuguesa foi premiada pela criação de uma lente anatómica da cabeça, que conta já com mais 140 mil visualização nessa rede social, que conquistou o júri pela sua “excelência em utilidade, inovação, tecnologia e entusiasmo”. A lente, disponível para as centenas de milhões de usuários do Snapchat, oferece ao utilizador uma experiência imersiva e interativa, aproveitando a tecnologia da RA para dar vida à anatomia facial. Permite aos utilizadores testarem os seus conhecimentos, através de um ambiente de aprendizagem personalizado e envolvente: podem explorar detalhes das suas estruturas faciais em tempo real, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos anatómicos. A lente incorpora mapas de conhecimento enquadrados no rosto do utilizador, criando uma representação visual única de ligações conceituais entre pontos de referência anatómicos.

“Sinto-me muito honrada por ver uma comunidade tão prestigiada de criadores de Realidade Aumentada escolher minha lente para um dos seis prémios. É um verdadeiro impulso para continuar trabalhar neste projeto”, afirma Inês Lúcio, que o desenvolve no Interactive Technologies Institute.
Para desenvolver a lente, aplicou uma mistura de competências artísticas em ferramentas de ilustração com o conhecimento técnico do Lens Studio do Snapchat.

Os interesses de investigação de Inês Lúcio centram-se nos mapas de conhecimento em diversos meios interativos, particularmente como ferramentas educacionais com impacto na aprendizagem de anatomia. Supervisionada por Daniel Simões Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, e por Renata Raidou (TU Wien), com a colaboração de Pedro Rodrigues (Egas Moniz School of Health & Science), planeia aprofundar e expandir as lentes, cobrindo mais aspetos da anatomia da cabeça, como nervos e vasos.

Mais informações.