Prémios

Estudantes portugueses vencem concurso internacional de mobilidade sustentável

André Borges, Bernardo Tavares e Luis Martins, alunos do mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) venceram o 1º Hackathon de Transportes Internacional de Moscovo. A equipa classificada em 1.º lugar contou ainda com estudantes de Espanha e Colômbia.

O projeto vencedor - EZColours - consiste num sistema dinâmico de orientação por cores, distribuído ao longo dos percursos, nas estações de metro. A solução apresentada visa esclarecer os passageiros, indicando qual o caminho apropriado para o seu destino. Desta forma, o operador do sistema do metro conseguirá organizar as rotas dos passageiros de forma a garantir o bom funcionamento da rede de transportes.

Vinte equipas de várias nacionalidades apresentaram em novembro passado ideias e aplicações para melhorar a orientação no transporte público de Moscovo.

Carla Silva, professora do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE), refere que “o objetivo principal destes Transport Hackathon é levar os jovens, por todo o mundo, a pensar em mobilidade sustentável e a trazer ideias disruptivas e com impacto na área”.