Falecimento do Professor Hermínio Barreto

O Professor Hermínio Barreto faleceu hoje, 12 de dezembro de 2022.

Falecimento do Professor Hermínio Barreto

Ensinou e investigou na Faculdade de Motricidade Humana, deixando inúmeras gerações marcadas pela sua sabedoria e pelos seus principais traços de personalidade: a clareza, a emoção e a valorização ética.

A clareza, deixou-a na forma sempre exemplar como preparava e organizava as aulas e como delineava cuidadosamente as suas intervenções. Sempre procurou a clareza, na escolha do melhor momento e das melhores palavras para dizer o que tinha a dizer.

A emoção, manifestava-a na procura insistente do estado adequado para se ensinar e para se aprender. Dizia aos colegas mais novos, convictamente, que se não estás emocionado não vai ser uma grande aula, e todas as aulas devem ser grandes.

Finalmente, a ética com que marcou o ensino, o treino e a competição desportiva. Enquanto atleta de elite, enquanto treinador de mérito e enquanto analista profundo do seu jogo: o basquetebol.

Hermínio Barreto foi um sábio professor e um ávido aprendiz toda a sua vida.

A Universidade de Lisboa manifesta os seus sentimentos à família e a todos aqueles que o conheciam e de quem tanto receberam. A Universidade, reconhecida, agradece ao Professor Hermínio Barreto tudo e tanto que lhe deu.