Prémios

Henrique Leitão nomeado pelo Papa membro do Comité Pontifício de Ciências Históricas

O Papa nomeou, a 10 de janeiro de 2024, o cientista e Pró-reitor da ULisboa , Henrique Leitão como membro do Comité Pontifício de Ciências Históricas, informou o Vaticano .

A Agência Ecclesia refere que o novo membro deste comité colaborou com o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, enquanto coautor do ‘Clavis Bibliothecarum‘ (2016), um levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas da Igreja Católica em Portugal.

O Comité Pontifício de Ciências Históricas existe desde 1954, tem cerca de 30 membros, de vários países, e tem como missão representar a Santa Sé nos organismos internacionais do setor, como o Comité Internacional das Ciências Históricas. Este Comité foi criado pelo Papa Pio XII, herdando a tradição da Comissão Cardinalícia para os Estudos Históricos que Leão XIII instituiu em 1883, após a abertura aos estudiosos, entre 1879 e 1880, do então Arquivo Secreto do Vaticano. Desde dezembro de 2022, o bispo português D. Carlos Azevedo é delegado do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, por nomeação do Papa Francisco.

Henrique Leitão, Pró-reitor da ULisboa e investigador no Departamento de História e Filosofia das Ciências, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi distinguido com o Prémio Pessoa em 2014, em 2015, com a comenda da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e em 2024 foi distinguido com Prémio Academia de Marinha.

É o responsável da comissão científica encarregue da publicação das Obras de Pedro Nunes, pela Academia das Ciências de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian; colaborou com o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, enquanto co-autor do ‘Clavis Bibliothecarum‘ (2016), um levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas da Igreja Católica em Portugal.