Investigação e Desenvolvimento

Investigadora do Instituto Superior Técnico selecionada para integrar Seminário dos Jovens Cientistas

Marija Vranic, investigadora do Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (GoLP-IPFN), foi uma das escolhidas das áreas das Ciências.

ist

A investigadora da GoLP frisa a honra que esta seleção representa. “É um reconhecimento muito importante, e para mim foi uma surpresa. Nem sabia que tinha sido nomeada – só recebi a notícia quando já tinha sido selecionada”, declara. “A Academia das Ciências é um pilar essencial da comunidade académica, e tem tradição de mais  de dois séculos. Até as paredes do edifício contam histórias e espero conseguir contribuir para criar algumas novas”, complementa.

Para Marija Vranic esta é uma oportunidade muito relevante “para partilhar as minhas ideias junto de quem tem o poder de fazer a diferença no desenvolvimento da Ciência em Portugal”. A investigadora do GoLP sublinha que “o mundo de investigação mudou muito nas últimas décadas” e que apesar de haver melhorias, existem “dificuldades e razões para preocupação, sobretudo entre jovens cientistas”. “Acho importante que o nosso ponto de vista seja ouvido e a Academia das Ciências de Lisboa mostrou apoio neste sentido ao criar o Seminário de Jovens Cientistas”, salienta, revelando o entusiasmo com que aguarda o primeiro encontro do SJC.

Marija Vranic foi  a vencedora do Prémio Científico IBM 2017 e sua tese de doutoramento foi distinguida com o prémio “John Dawson Thesis prize”.

Leia a notícia na íntegra.