Passar para o conteúdo principal
Prémios

Investigadora Maria Luísa Resende distinguida com Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida 2020

A Fundação Vasco Vieira de Almeida (FVVA) e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) distinguiram Maria Luísa Resende com o Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, galardão na área das humanidades, instituído em homenagem ao Professor Catedrático da FLUL .

Investigadora Maria Luísa Resende distinguida com Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida 2020

A alumna Maria Luísa Resende foi distinguida, na primeira edição do Prémio, pelo trabalho intitulado "A Transmissão de Luciano de Samósata em Portugal no Século XVI", uma análise da transmissão da obra deste a partir de testemunhos inéditos.

Na abertura da cerimónia de entrega do Prémio, João Vieira de Almeida, Chairman da Fundação VVA, agradeceu aos membros do júri “todo o imenso esforço que tiveram” na análise dos trabalhos a concurso, felicitando a vencedora desta primeira edição.

Em representação do júri, José Pedro Serra, Professor e Diretor da Biblioteca da FLUL, referindo que o Prémio “não podia prescindir do rigor e seriedade académicos”, sublinhou que o trabalho vencedor apresenta uma “indesmentível” qualidade intelectual, “sendo um estudo do máximo interesse, em particular para a questão do ensino do grego em Portugal”. Demonstrando um rigor e clareza de expressão, a vencedora deixou “ainda espaço para novas investigações” sobre o tema, explicou José Pedro Serra.

Na entrega do galardão, Vasco Vieira de Almeida, Sócio Fundador da VdA, destacou que a obra vencedora “para além dos seus méritos próprios, teve a vantagem de se concretizar com a qualidade que demonstra”.

A vencedora do Prémio, Maria Luísa Resende, agradeceu à Fundação VVA e à FLUL esta distinção, que “significa o culminar de vários anos de um longo percurso na Faculdade de Letras”. A alumna referiu que o Prémio “representa um incentivo muito significativo, sobretudo porque constitui o reconhecimento da importância de estudar o património português, mais particularmente o precioso material preservado em bibliotecas e afins, que foram ao longo da nossa história, por motivos vários, alvo de incúria e também de parcial destruição”. Como jovem investigadora, a vencedora dedicou o prémio aos seus professores da FLUL, em particular aos orientadores da tese de doutoramento que deu origem ao trabalho vencedor.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Antigos Professores da Faculdade de Belas Artes agraciados com a agraciados com a Medalha da Ordem de Mérito Cultural
Satélite totalmente feito no IST foi lançado a bordo do Ariane 6
Voluntários EPIS contribuíram para a valorização do Jardim Botânico Tropical