Passar para o conteúdo principal
Prémios

Investigadores do Instituto Superior Técnico envolvidos em Missão de Exploração Espacial

Equipa composta também por estudantes do Técnico ajuda a melhorar a teleoperação dos veículos exploradores (rovers) remotos para a missão de ida a Marte, AMADEE-24, a realizar no próximo verão.

Investigadores do Instituto Superior Técnico envolvidos em Missão de Exploração Espacial

Um grupo de investigadores do Instituto Superior Técnico vai participar no próximo verão na missão de simulação de ida a Marte AMADEE-24, que terá lugar na Arménia, durante um mês, mas que implica meses de preparação prévia. O Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS) – representado pelo Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e pelo Instituto de Tecnologias Interactivas (ITI-LARSyS) – tem vindo a contribuir para estas missões desde 2019. Além dos investigadores Rute Luz e Jéssica Corujeira e dos Investigadores Principais José Luis Silva e Rodrigo Ventura, que participaram em anos anteriores, a experiência MEROP (More Effective Remote Operation of Planetary ground robots) conta agora também com as estudantes de Engenharia Aeroespacial, Mariana Campos, e Inês Sousa, e os estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Gonçalo Coelho, Margarida Pereira, Ricardo Querido e Rui Abrantes.

Na missão AMADEE-24, seis astronautas análogos viverão isolados num habitat e só poderão sair usando simuladores de fatos espaciais. Para além desta simulação, que pretende ser o mais realista possível para os astronautas, haverá equipas internacionais de investigadores a trabalhar em diferentes desafios científicos, associados à exploração do espaço. Neste habitat, o objectivo do MEROP será o de melhorar a teleoperação dos veículos exploradores (rovers) remotos e fornecer aos astronautas um kit de ferramentas para a resolução de problemas.

Organizadas pelo Austrian Space Forum (OeWF), estas simulações são um grande esforço de colaboração internacional para o desenvolvimento da exploração espacial. A localização e tripulação oficiais da missão de 2024 foram anunciadas em fevereiro, no workshop de definição científica da missão AMADEE-24, que contou com a participação dos investigadores do Técnico no projeto MEROP.

“Para a AMADEE-24 utilizaremos uma interface de teleoperação em que poderemos ter um robô com vários níveis de autonomia. Utilizaremos também a argumentação de imagem para melhorar a teleoperação e compensar os desafios operacionais, como a consciência da situação ou terrenos acidentados”, explica Rute Luz. A investigadora acrescenta que as experiências resultantes com esta interface e cenários de teleoperação já resultaram em trabalhos científicos em que simulação com o rover seria antes na lua, contando com um atraso de 3 segundos na operação.

O Austrian Space Forum é uma instituição de ciência cidadã liderada por profissionais, que conta com o apoio de cerca de 230 membros e que realiza operações de superfície planetária para otimizar o apoio científico à distância. A AMADEE-24 será a 14.ª missão análoga a Marte organizada pelo OeWF.

Fonte: IST

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Antigos Professores da Faculdade de Belas Artes agraciados com a agraciados com a Medalha da Ordem de Mérito Cultural
Satélite totalmente feito no IST foi lançado a bordo do Ariane 6
Voluntários EPIS contribuíram para a valorização do Jardim Botânico Tropical