IOFOS com Presidência portuguesa

A Professora Cristiana Palmela Pereira assumiu o cargo de Presidente da IOFOS - International Organization for Forensic Odonto-Stomatoloy .

IOFOS com Presidência portuguesa

Durante 3 anos vai ser o rosto mais visível de uma equipa formada por vários profissionais da área, e de diferentes nacionalidades. Como aposta forte para o seu mandato, escolheu a educação e é aí que pretende deixar o seu cunho. Como prova, avança que já em abril vai ter início aqui na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, “o primeiro curso internacional de “Estimativa da Idade”, um simpósio que se encontra em fase de preparação e 2 webinars.”

Esta organização integra mais de 50 países, que aqui estão representados e que através do voto na Assembleia Geral, escolhem o seu presidente. O último congresso, realizado na Croácia, resultou na eleição de Cristiana Palmela Pereira, que sucedeu a Hrvoje Brkic, que investiu na área da pós-graduação e especialização na Medicina forense.

Visivelmente satisfeita com esta escolha entre os seus pares, conta que, no dia da eleição, “fiquei muito feliz e até emocionada.”

Em 2026 vai realizar-se o Congresso trianual da IOFOS e de acordo com a nova presidente, “vai ser em Portugal”.

Cristiana Palmela Pereira é doutorada em Medicina Legal e Ciências Forenses, pela Faculdade de Medicina da Universidade da Universidade de Lisboa e além de médica dentista, é docente na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa desde 2002 e regente de várias disciplinas.

Em 2023, tornou-se vice-presidente do ASB – American Standardization Board no grupo de Medicina Dentária Forense.