Investigação e Desenvolvimento

Lisbon Baby Lab

Como é que os bebés aprendem a compreender e a falar a língua? O que é que os bebés sabem sobre a linguagem nas diferentes fases do seu desenvolvimento?

Lisbon Baby Lab estuda sinais precoces de como vai ser o desenvolvimento da linguagem, no sentido de perceber melhor que tipo de desenvolvimento a criança irá apresentar e assim identificar eventuais riscos de perturbações da linguagem, bem como domínios em que o bebé apresenta maior dificuldade e que podem conduzir a défices na linguagem e comunicação. Os défices na linguagem e comunicação são comuns em várias perturbações do neurodesenvolvimento, como o Síndrome de Down, ou as Perturbações do Espectro do Autismo.

O Lisbon Baby Lab foi criado em 2010, pela linha de ação em estudos de aquisição do Laboratório de Fonética (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa), no âmbito do projeto "Desenvolvimento da Estrutura Prosódica e Entoação" (DEPE), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Se vai ter uma criança ou se tem uma criança até aos 5 anos de idade e gostaria de participar nos estudos realizados, inscreva-se no website do Lisbon Baby Lab.