O São Miguel 02 (SM02), sexto barco construído por estudantes do Instituto Superior Técnico, foi apresentado a 12 de junho, no campus Alameda do Instituto Superior Técnico.
Nova embarcação movida a hidrogénio apresentada pelo Instituto Superior Técnico
O São Miguel 02 é mais leve, mais eficiente e mais competitivo que o seu antecessor.
Trata-se do novo protótipo construído pelo núcleo Técnico Solar Boat (TSB), que sucede ao modelo São Miguel 01, a primeira embarcação movida a hidrogénio em Portugal, e tem como grande objetivo alcançar um grande resultado na competição Monaco Energy Boat Challenge, que se realiza em julho: um lugar no pódio e o prémio de inovação.
Com o novo protótipo em palco ainda tapado por um enorme pano azul, Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, realçou o trabalho que o TSB e outros núcleos de estudantes fazem na Escola. “Têm uma grande importância para os estudantes que participam nos núcleos, mas também para o Instituto Superior Técnico e para o país”, defendeu. “Isto que é feito aqui no Instituto Superior Técnico, todos os dias, ao longo do ano, é uma formação tão importante ou mais importante que a formação escolar normal que os nossos estudantes recebem. Estes projetos dão corpo àquilo que é a matriz do Instituto Superior Técnico e o diferencia das escolas nacionais e europeias – a formação pela prática”, reforçou.
Paulo Peças, professor-coordenador do TSB, confirma: “De cada vez que trago alguma visita ao Instituto Superior Técnico, é maravilhoso mostrar-lhes o que os núcleos fazem. O orgulho é da Escola, é nosso, o impacto que têm na escola é significativo. O impacto que têm na rede de ensino e de investigação é cada vez mais notório”.
Miguel Gil, team leader do TSB, agradeceu a toda a equipa do projeto – cerca de 60 membros, divididos por cinco departamentos – aos patrocinadores. Reforçando “o compromisso com a sustentabilidade”, apresentou o SM02 como “o primeiro passo para projetos ainda mais ambiciosos da equipa, no âmbito de veículos a hidrogénio – uma energia limpa e eficaz na substituição dos combustíveis fósseis”.
Foram precisas as seis mãos de Miguel Gil, Vasco Oliveira (project manager do TSB) e Guilherme Carvalho (líder de hidrogénio do TSB) para a enorme manta fosse retirada, mostrando pela primeira o novo protótipo. É o sexto que o projeto constrói desde 2015. Com uma propulsão elétrica alimentada a hidrogénio, o SM02 segue os passos do seu antecessor SM01, pegando nas inovadoras tecnologias que este apresentou em 2021 e enquadrando-as numa fórmula mais competitiva, a fim de ser um protótipo mais potente, mais eficiente e mais leve, ultimando numa embarcação mais competitiva.
Entre de 1 a 6 de julho, estará já nas água do Mónaco, no Monaco Energy Boat Challenge, a maior competição de embarcações movidas a energias renováveis do mundo, onde enfrentará equipas de diversos países em provas de velocidade, agilidade e resistência, estando a equipa confiante de alcançar as primeiras colocações.
Nesta competição, o TSB já conseguiu atingir um 2º lugar em 2019 e um 3º lugar em 2022 com as suas embarcações solares, embora nunca tenha conseguido um pódio com o seu anterior protótipo a hidrogénio. O SM01 conduziu, no entanto, a equipa a ganhar inúmeros prémios de inovação pelos seus desenvolvimentos com hidrogénio.
“O TSB vê grande potencial no hidrogénio para a mobilidade do futuro, pelo que a equipa trabalha arduamente para estar na vanguarda da inovação destas tecnologias, de modo a sermos uma referência internacional para a Indústria Náutica com os nossos desenvolvimentos”, aprofunda Miguel Gil.
O Técnico Solar Boat envolve estudantes do Instituto Superior Técnico de vários cursos em torno da missão de desenvolver barcos autónomos, movidos a energia solar e/ou hidrogénio.
Imagem: Marta Pinto Gonçalves
Fonte: Instituto Superior Técnico
ULISBOA NEWS
Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!