Prémios

Luís Santos Pereira galardoado com a Medalha de Mérito Científico no Encontro Ciência 2020

As medalhas de mérito científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que agracia “individualidades que pelas elevadas qualidades profissionais e do cumprimento do dever se distinguiram pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica”.

Luís Santos Pereira, Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Professor Emérito da Universidade de Lisboa foi galardoado com a Medalha de Mérito Científico, no Encontro Ciência 2020 (3-4 de novembro).

O Professor Luís Santos Pereira, investigador do Centro de Investigação em Agronomia, Ambiente, Alimentos e Paisagem (LEAF) do ISA, é reconhecido nacional e internacionalmente na área da Engenharia Rural, em particular da rega, drenagem e gestão da água, onde detém várias centenas de publicações, tendo recebido inúmeros prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro. Foi o responsável pela organização e implementação da Direção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola do Ministério da Agricultura português, em 1977-1980. Tem contribuído para o desenvolvimento de muitos países, através de projetos, estudos e pareceres no âmbito do Banco Mundial, UNESCO, FAO, ICID, CIGR, NATO ou CE.