Investigação e Desenvolvimento

Novo planeta detetado em órbita da estrela mais próxima do Sol

Uma equipa liderada por João Faria, antigo aluno da licenciatura de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), detetou um novo planeta à volta da estrela mais próxima do Sol – Proxima Centauri, anunciou o IA no dia 10 de fevereiro.

Novo planeta detetado em órbita da estrela mais próxima do Sol

“Esta descoberta mostra que a estrela mais próxima parece albergar vários planetas parecidos com a Terra, que poderão vir a ser estudados em detalhe ou, quem sabe até visitados no futuro.” João Faria, antigo aluno da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

O exoplaneta descoberto, denominado Proxima d, é o mais “leve” descoberto com o método das velocidades radiais. Proxima d demora apenas cinco dias a completar uma órbita e está a uma distância da sua estrela de cerca de um décimo da distância entre Mercúrio e o Sol. Com apenas um quarto da massa da Terra, o efeito gravítico do planeta na estrela é tão pequeno que provoca um movimento em Proxima Centauri de apenas 40 centímetros por segundo (ou 1,44 quilómetros por hora). Este torna-se o exoplaneta menos massivo detetado até agora com o método das velocidades radiais.

O artigo “A candidate short-period sub-Earth orbiting Proxima Centauri” publicado na revista Astronomy & Astrophysics conta a participação de vários investigadores, entre eles, Alexandre Cabral, investigador do Departamento de Física e do polo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa do IA.

À volta desta estrela já eram conhecidos outros dois planetas: o primeiro, Proxima b, com uma massa semelhante à da Terra, orbita na zona de habitabilidade da estrela e o segundo, o candidato a planeta Proxima c, com uma longa órbita de cinco anos.

“Este resultado demonstra não só a qualidade da investigação realizada no IA, mas também a importância da participação na construção do ESPRESSO, permitindo-nos ter acesso privilegiado aquele que é neste momento o espectrógrafo mais avançado no estudo de exoplanetas.” Alexandre Cabral

Fonte: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Créditos da imagem: Imagem artística de Proxima d, o candidato a planeta recentemente detetado à volta da estrela anã vermelha, Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Fonte ESO/L. Calçada