Outros

O CWUR coloca a ULisboa na posição 202 entre as 20.531 universidades avaliadas pelo ranking em 2023

A Universidade de Lisboa consolida uma vez mais a liderança nacional do ranking, posicionando-se no 202.º lugar a nível mundial, na 78.º posição na Europa e no top 1% do CWUR 2023 .

O CWUR coloca a ULisboa na posição 202 entre as 20 531 universidades avaliadas pelo ranking em 2023

A ULisboa continua a destacar o seu desempenho em dois dos principais indicadores do ranking: a investigação científica, mantendo-se no top 200 mundial, mais precisamente na posição 173, e a qualidade do corpo docente colocando-se em 236.º lugar.

O CWUR foi lançado em 2012 e é considerado o mais vasto ranking mundial, dado que avalia mais de 20 000 universidades para selecionar e publicar anualmente as melhores 2 000. A análise da qualidade do ensino e da investigação é efetuada com base em 4 indicadores: qualidade do ensino (alumni distinguidos com prémios internacionais relevantes), empregabilidade de antigos alunos (ex-alunos que ocupam cargos CEO nas maiores empresas mundiais), qualidade do corpo docente (académicos com prémios internacionais) e qualidade da produção científica (publicações e citações).

Os países com mais instituições de ensino superior representados no top 2 000 do ranking CWUR 2023 são os Estados Unidos (332 universidades), a China (314), Japão (114), Reino Unido (93), França (76) e Rússia (43).