O edifício novo da Faculdade de Letras

Com uma presença de mais de seis décadas na Cidade Universitária, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) irá marcar, novamente, o campus da Alameda da Universidade com a construção de um edifício novo.

O edifício novo da Faculdade de Letras

Inserido num conjunto arquitetónico já existente da autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, o edifício novo da FLUL irá revelar uma clara modernidade aliada à harmonia com o espaço e edificado envolventes. Esse foi, desde o início, um dos objetivos da equipa responsável pelo projeto, coordenado pela arquiteta Maria Manuela M. F. Oliveira, e pelos arquitetos Ana Raquel Ferrão, Bruno Pereira e Gilberto Pedrosa.

O cariz rectilíneo e a estilização clássica dos edifícios do campus da Universidade de Lisboa, características marcantes de Porfírio Pardal Monteiro, encontram eco no projecto agora apresentado. O Diretor da FLUL, Professor Miguel Tamen, explica que o edifício que vai surgir no lugar do atual Pavilhão Novo “não é estridente, e procura dialogar com o edifício Pardal Monteiro, sem se impor e sem, ao contrário do que muitas vezes hoje acontece, constituir um statement ostensivo dos arquitetos”.

Procurando-se uma coerência e unidade formais, através de uma construção com traçado ortogonal, nas superfícies planas serão utilizadas linhas geométricas numa clara alusão a Almada Negreiros. O artista modernista tem já uma presença marcante no atual edifício da FLUL, com gravuras incisas na fachada da Faculdade, uma das marcas distintivas da instituição.

Com um custo aproximado de cinco milhões de euros, e uma área de construção de 4.483,35 metros quadrados, o edifício irá responder às necessidades atuais, espelhadas na planta definida. O rés-do-chão será ocupado por salas de aula de várias tipologias, com dimensões entre 30 e 70 metros quadrados, e com vista quer para o pátio interior descoberto, quer para o exterior, privilegiando-se a luz natural. Nos pisos superiores ficarão localizados gabinetes de professores, com diversas tipologias de sala, mas nunca com mais de três ocupantes. Aqui irão ficar localizados, também, a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) e o Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).