Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

“Onde?”, “O quê?” e “Porquê?” – A contribuição dos Sistemas de Informação Geográfica

A informação geográfica contextualiza um povo, uma comunidade ou um indivíduo no espaço que o envolve.

“Onde?”, “O quê?” e “Porquê?” – A contribuição dos Sistemas de Informação Geográfica

Este espaço tem sido descrito, ao longo de séculos, por mapas convencionais enfatizando a localização de elementos importantes do terreno assim como as suas características através da toponímia, da simbologia, da cor e da padronização.

Contudo, os mapas são essencialmente descritivos e a compreensão do espaço é dificultada pela ausência de semântica e do estabelecimento de inter-relações físicas e contextuais dos objetos neles representados.

O desenvolvimento de um sistema capaz de responder às questões “Onde?”, “O quê?” e “Porquê?” veio então revolucionar o armazenamento, a gestão e a visualização da informação geográfica. Tal sistema, designado por Sistema de Informação Geográfica, permitiu uma nova dimensão do conhecimento, elevando a informação geográfica a um outro nível de importância na atuação e interação com o território, constituindo desde então uma ferramenta indispensável para os decisores nas mais diversas áreas de intervenção.

Em apenas quatro décadas, os SIG evoluíram de uma ciência emergente para uma tecnologia da qual a sociedade depende fortemente, através da utilização de diversos produtos, desde aplicações para posicionamento espacial rigoroso, pesquisa de percursos baseada em serviços de mapas na web, ou partilha de mapas interativos através de dispositivos móveis, entre outras.

A rapidez dos avanços tecnológicos, aliada ao conhecimento científico em progresso deixam antever um permanente estado evolutivo dos Sistema de Informação Geográfica ao serviço da sociedade. O Engenheiro Geógrafo/Geoespacial, desde sempre responsável pela produção de informação geográfica, será sempre parte integrante deste processo de desenvolvimento.

O domínio das técnicas e metodologias de aquisição e representação de informação geográfica, confere ao Engenheiro Geógrafo/Geoespacial competências para conceber e desenvolver projetos Sistema de Informação Geográfica em diferentes áreas de aplicação, assim como colaborar em projetos multidisciplinares que requerem um processamento rigoroso de informação geográfica.

Texto por:

Cristina Catita, professora DEGGE Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Fonte: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Antigos Professores da Faculdade de Belas Artes agraciados com a agraciados com a Medalha da Ordem de Mérito Cultural
Satélite totalmente feito no IST foi lançado a bordo do Ariane 6
Voluntários EPIS contribuíram para a valorização do Jardim Botânico Tropical