Prémios

Portugal conquista quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas Internacionais IESO 2022

A equipa que representou Portugal na 15.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra (IESO 2022), com mentoria da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze uma competição que decorreu online, entre 24 e 30 de agosto e juntou mais de 230 participantes de 32 países de todos os continentes.

A posição global de Portugal nas classificações individuais destacou-se no 3.º lugar, apenas superado pelos Estados Unidos da América e pela Austrália. Esta foi a melhor participação de sempre de Portugal nestas provas internacionais, da responsabilidade da International Geosciences Education Organization, promovida em Portugal pela Sociedade Geológica de Portugal (SGP), através da Comissão Nacional para as Olimpíadas de Geologia, coordenada por Álvaro Pinto, diretor executivo do Centro Ciência Viva Lousal e técnico superior na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os Estudantes vencedores foram, respetivamente, Gonçalo Certo, Pedro Peixoto, Ricardo Campos e Pedro Santos.

Na "prova rainha", a chamada Data Mining Test, foram obtidas 3 medalhas de ouro. Esta é uma prova individual, onde cada um dos participantes demonstra o seu nível de conhecimentos, em termos absolutos e relativos, sendo no final seriados numa classificação 0-100, com separação à centésima.

Na prova Earth System Project, que funciona com vários estudantes de países diferentes em cada equipa, conquistou-se mais uma medalha de ouro, com a participação de Gonçalo Certo, outra de prata, com a participação de Pedro Santos, e uma de bronze, com a participação de Ricardo Campos.

Portugal concorreu ainda numa prova prática de grupo, em equipas por país, a “National Team Field Investigation”, na qual voltou a ser premiada, neste caso com medalha de bronze.

Fonte: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa