Prémios

Prémio Maria de Sousa atribuído a professora do Técnico

Ana Melo, também investigadora do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) , recebeu a distinção com o trabalho desenvolvido em torno da monitorização das espécies secretadas não-convencionalmente da proteína tau e as suas implicações na progressão das tauopatias.

Prémio Maria de Sousa atribuído a professora do Técnico

A professora do Técnico começou o seu percurso académico com uma licenciatura e mestrado em Bioquímica na Faculdade de Ciências, tendo obtido o seu Doutoramento em Química (2014) no Instituto Superior Técnico, sob a orientação dos professores Manuel Prieto e Ana Coutinho.

Na realização do trabalho agora premiado, Ana Melo contará com a colaboração do professor Martin Hof, do J. Heyrovsky Institute of Physical Chemistry, Praga, República Checa, onde Ana Melo irá trabalhar durante quatro meses.

Ana Melo considera que “a atribuição do Prémio Maria de Sousa significa um enorme reconhecimento do meu trabalho e é um estímulo para o futuro da minha carreira científica por parte da Fundação Bial, Ordem dos Médicos e Júri do Prémio. Adicionalmente, este financiamento individual irá permitir implementar uma nova linha de pesquisa na minha unidade de investigação o iBB, e fortalecer a minha independência científica.”