Prémios

Prémio Vilalva da Gulbenkian atribuído a Professor de Arquitetura do Técnico

O galardão distinguiu o projeto de reabilitação funcional e construtiva, redesenho do mobiliário e restauro de pintura da Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, coordenado pelo arquiteto João Appleton.

ist

"A pluridisciplinaridade e elevadíssimo nível de qualificação da equipa [coordenada pelo padre Pereira de Almeida e pelo arquiteto João Appleton] que tem procedido aos trabalhos, potenciando saberes da engenharia, da conservação e restauro, da história da arte, do design de equipamentos e da arte contemporânea”, foi exaltada pelo leque de jurados. Outro aspeto que sustentou a escolha deste trabalho foi a metodologia de intervenção “em faseamentos sucessivos que, em 2020, se concentram na valorização do altar inicial da Igreja e na criação de novo mobiliário litúrgico”.

O trabalho do arquiteto tem sido alvo de múltiplos reconhecimentos nos últimos anos, a que se juntam agora este importante galardão, criado em 2007 pela Gulbenkian para homenagear Maria Tereza e Vasco Vilalva, com um prémio monetário associado de 50 mil euros.

Leia a notícia na íntegra.