Prémios

Prémios Pfizer distinguem Luís Graça

O cientista Luís Graça é um dos distinguidos pelos Prémios Pfizer 2023 pela contribuição na compreensão da Covid 19, num estudo realizado que permitiu perceber o grau de imunidade adquirida após a contaminação com diferentes variantes da doença. O trabalho desenvolvido com a sua equipa, permitiu ainda perceber o momento mais adequado para proceder às doses de reforço.

Prémios Pfizer distinguem Luís Graça

O anúncio foi feito esta quarta-feira num comunicado da farmacêutica Pfizer e da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, que coorganizam os prémios, atribuídos nas categorias de investigação básica e clínica e que totalizam 60 mil euros.

Este ano os distinguidos são Luís Graça, pelo seu trabalho sobre a imunização contra a Covid-19, e Sandra Morais Cardoso e Nuno Empadinhas, pela investigação sobre a existência de uma relação entre a doença de Parkinson e a saúde intestinal.

Luís Graça, que coordena a comissão técnica de vacinação contra a covid-19 e trabalha no Instituto de Medicina Molecular, iMM, da FMUL, foi distinguido na categoria de investigação clínica por um um estudo que provou que pessoas vacinadas contra a Covid-19 e são infetadas “adquirem uma maior proteção contra uma possível reinfeção”, sendo o “efeito maior” quando a infeção é causada por uma subvariante da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2.

A proteção adquirida “decai progressivamente”, mas, passados oito meses, continua “bastante robusta”, segundo o imunologista, citado em comunicado, que acrescenta que os dados obtidos permitiram fazer recomendações quanto à necessidade e o momento mais adequado para administrar doses de reforço da vacina.

No seu conjunto, os dados recolhidos por esta investigação foram utilizados para definir recomendações de saúde pública mais adequadas ao estado de proteção da população, nomeadamente quanto à necessidade e ao momento mais adequado para administrar doses de reforço de vacina contra a COVID-19.

Os Prémios Pfizer são considerados os mais antigos galardões atribuídos em Portugal na área da investigação biomédica, sendo financiados pela farmacêutica Pfizer e indicados por um júri nomeado pela SCML.

Fonte: Faculdade de Medicina da ULisboa