Passar para o conteúdo principal
Prémios

Professor Antero Martins recebe distinções pelo trabalho sobre a variabilidade intravarietal e seleção da videira.

Professor do Instituto Superior de Agronomia distinguido pelo trabalho sobre a variabilidade intravarietal e seleção da videira.

Professor Antero Martins recebe distinções pelo trabalho sobre a variabilidade intravarietal e seleção da videira.

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), no âmbito do encerramento das comemorações dos 265 anos da Região Demarcada do Douro (RDD), atribuiu a distinção “Douro + Sustentável” VITICULTURA que foi partilhada entre a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira pelos projetos científicos pioneiros de seleção e conservação das castas. Pela PORVID, o prémio foi recebido pelo Professor Antero Martins (Professor Jubilado do ISA). 

O Instituto Superior de Agronomia tem vindo a desenvolver desde 1978, primeiro no quadro da Rede Nacional de Seleção e mais tarde também como parceiro da Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID), novas metodologias de elevada eficiência para a seleção clonal e policlonal, bem como para a conservação da diversidade intravarietal das castas, hoje sujeita a forte erosão em todo o mundo. Portugal diferencia-se hoje pela prática da seleção policlonal com ganhos genéticos invulgarmente elevados e pela conservação genética à mais elevada escala até aqui observada noutros países vitícolas.

Este trabalho foi reconhecido em dois eventos recentes, um no encerramento das Comemorações dos 265 anos da Região Demarcada do Douro (RDD) e outro na 5.ª Gala Viva Frutas e Legumes de Portugal que decorreu no dia 30 de novembro e na qual o Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) homenageou vários agentes do sector hortofrutícola nacional, entre os quais o Professor Antero Martins (Professor Jubilado do Instituto Superior de Agronomia), que foi distinguido com o prémio “PERSONALIDADE” pelo seu trabalho nas áreas do melhoramento de plantas e conservação da videira. 

Fonte: Instituto Superior de Agronomia

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Antigos Professores da Faculdade de Belas Artes agraciados com a agraciados com a Medalha da Ordem de Mérito Cultural
Satélite totalmente feito no IST foi lançado a bordo do Ariane 6
Voluntários EPIS contribuíram para a valorização do Jardim Botânico Tropical