Investigação e Desenvolvimento

Professor da Faculdade de Ciências eleito membro da Academia de Ciências de Lisboa

O alumnus da Ciências ULisboa e cientista Rui Pita Perdigão foi eleito membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa (ACL) para a área da Física. A eleição aconteceu em dezembro de 2020 e simboliza o reconhecimento da Academia pelas suas contribuições científicas, pedagógicas e de divulgação da área científica.

fc

De acordo com a ACL, esta distinção traz um maior reconhecimento à sua liderança institucional, nomeadamente na criação de uma nova cátedra e de um instituto: “Rui Pita Perdigão é um cientista e professor com um excelente currículo, tanto a nível científico como de ensino, inovação pedagógica e gestão universitária. (…) A sua paixão e empenho científicos vão agora contribuir (ainda mais), para as veneráveis missões da Academia das Ciências”.

“Sinto-me muito feliz pelo acolhimento numa família académica tão ilustre e pelo reconhecimento académico e científico que tão distinta honra acarreta, em especial tratando-se de Física. Tal como sucedera aquando do lançamento do meu instituto e outras distinções internacionais, uma vez mais são as mentes mais brilhantes e abertas, aqui os estimados membros da Academia, a ter a visão e discernimento para apreciar o meu percurso altamente não-linear bem como a nova área da Física que semeei na minha cátedra interuniversitária e que tenho vindo a nutrir científica e pedagogicamente ao longo dos últimos anos, dentro e fora do meio universitário”, declara Rui Pita Perdigão.

A sua história na Ciências ULisboa remonta quase ao início do século. Trouxe-o a Ciências o especial interesse por métodos matemáticos em dinâmica não linear, bem como as Ciências Geofísicas, mais precisamente a física dos oceanos, atmosfera e clima. Em 2006 iniciou o doutoramento em Física, versando a sua tese sobre novos métodos em dinâmica e estatística nãolineares incluindo sistemas dinâmicos e teoria da informação, bem como desenvolvimento de novas aplicações para o estudo da dinâmica da incerteza e da predictability atmosférica.

Leia a notícia na íntegra.