Investigação e Desenvolvimento

Professor do Instituto Superior Técnico nomeado Fellow da European Association for Signal Processing

Mário Figueiredo integra o leque restrito de cientistas distinguido pela EURASIP.

ist

O professor Mário Figueiredo, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) foi recentemente nomeado “Fellow” da European Association for Signal Processing (EURASIP). A escolha do docente surge como reconhecimento das suas inúmeras contribuições na área, e é justiçada com a citação: “For contributions to optimization algorithms for sparsity-based and wavelet-based signal processing” [Por contribuições em algoritmos de otimização para processamento de sinais baseado em esparsidade e wavelets].

“Este reconhecimento é fruto de mais de duas décadas e meia de trabalho e, naturalmente, não seria possível sem os contributos de vários colaboradores, entre os quais gostaria de destacar o meu colega José Bioucas-Dias, que infelizmente já não está entre nós”, afirma o docente que se sente “naturalmente, muito orgulhoso com esta distinção, a qual me coloca na companhia de um conjunto prestigiado de investigadores em processamento de sinais, no qual se inclui o meu colega (do Técnico e do IT), Fernando Pereira [EURASIP Fellow desde 2013]”.

Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho de investigação em machine learning, processamento e análise de imagens e otimização,  o professor Mário Figueiredo é mesmo um dos académicos mais citados a nível mundial na investigação. É desde 2010, também  “Fellow” do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)  e “Fellow” da International Association of Pattern Recognition (IAPR), desde 2009.

Leia a notícia na íntegra.