Prémios

Professor Doutor Aires do Nascimento – Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada

O Presidente da República condecorou o Professor Doutor Padre Aires Augusto do Nascimento, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada, Ordem Militar destinada a distinguir o mérito literário, científico e artístico.

Nascido em Palhais, no concelho de Trancoso, em 1939, muito cedo foi para o seminário, tendo sido ordenado sacerdote em 1962. Iniciou a sua formação em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1966, uma licenciatura concluída brilhantemente com uma dissertação dedicada ao conceito grego de aretê (virtude), tendo sido convidado para Assistente daquela Escola em 1970. Dedicando-se ao estudo de obras fundamentais da cultura medieval portuguesa, doutorou-se com uma tese em Filologia Latina Medieval (1978), dedicada à tradução do “Livro dos Arautos”, tendo ainda concluído o diploma de 3.º Ciclo em Estudos Medievais em Lovaina, onde se dedicou ao estudo de ciências documentais e de codicologia.

Durante o seu longo e notável percurso académico na Faculdade de Letras, o Professor Doutor Padre Aires do Nascimento cruzou múltiplas áreas e saberes, dedicando-se ao estudo sistemático da língua e cultura grega, mas também da língua e cultura latina (Plínio, Ovídio, Vergílio, Propércio, Terêncio, entre outros), incluindo no seu percurso a Filologia e a História, a Arqueologia, a hagiografia medieval, a iconografia, a epigrafia e a iluminura, a codicologia, a paleografia, o tratamento informático e a análise estatística de textos medievais, a tradução e a história da tradução em Portugal. Exerceu ainda vários cargos de gestão universitária, como os de Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, Vice-Director do Conselho Científico, Director do curso de Ciências Documentais, do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa (1982-2008) e ainda de Director da reputada revista científica Euphrosyne (1986-2009). Em muito contribuiu para a internacionalização do ensino e investigação em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras, estabelecendo relações com destacadas universidades estrangeiras, sobretudo espanholas, francesas, belgas e italianas.

Homenageado por um grupo de colegas, discípulos e amigos, com a organização de um congresso que reuniu quase uma centena de palestrantes (17-20 Julho 2019), o Professor Doutor Padre Aires do Nascimento é agora, desde 26 de Janeiro de 2023, Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada.

Fonte: FLUL.