Investigação e Desenvolvimento

Professor Fausto Pinto é o primeiro português na história da Presidência da World Heart Federation

Fausto J. Pinto conseguiu 80% dos votos nas eleições e sucede à sul-africana Karen Sliwa. O seu mandato, que tem início no dia 1 de Janeiro, pretende dar continuidade à missão de “minorar o impacto das doenças cardiovasculares”, num cargo que já foi ocupado por cardiologistas de diversas partes do mundo.

fmul

Sobre a missão da instituição que vai presidir, o Professor esclareceu que a WHF “tem como objetivos principais a promoção de estilos de vida saudáveis a nível global e apoiar a investigação e o desenvolvimento de estratégias para minorar o impacto das doenças cardiovasculares, que continuam a ser a causa número um de mortalidade e morbilidade”.

Em defesa da continuidade e de um empenho cada vez maior na qualidade da formação médica, Fausto J. Pinto reiterou que, “Não podemos descurar a formação dos futuros médicos. Esta é, aliás, uma oportunidade única do ponto de vista formativo, porque os alunos estão a ser treinados num ambiente em que é importante que o sejam, até porque a situação que estamos a viver pode muito bem voltar a repetir-se”.

Constituída em 1978, a WHF é uma organização não-governamental com sede em Genebra, tendo resultado da fusão da International Society of Cardiology (ISC) com a International Cardiology Federation (ICF).

Leia a notícia na íntegra.