Outros

Professor Ivo Castro distinguido com grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Santiago de Compostela

A Universidade de Santiago de Compostela vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Emérito da Universidade de Lisboa, Ivo Castro.

Universidade de Santiago de Compostela distingue Professor Ivo Castro com grau de Doutor Honoris Causa, Ivo Castro, Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Letras, é licenciado em Filologia Românica (Faculdade de Letras, 1969), Doutor em Linguística Portuguesa (Faculdade de Letras, 1984) e Agregado em Linguística Portuguesa (Faculdade de Letras, 1993).

Antonio López Díaz, Reitor da Universidade de Santiago de Compostela, refere que esta distinção reconhece “não só as suas relevantes contribuições nos campos da linguística e da filologia portuguesa e da crítica textual, como também, especialmente, o seu empenho por tecer laços de colaboração entre a academia portuguesa e a linguística galega e o seu esforço por difundir a língua e cultura galegas“ no espaço universitário lusitano.

Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Professor Doutor Ivo Castro foi Presidente da Assembleia de Faculdade (2012-2013), Diretor da Área de Ciências da Linguagem (2009-2013), Diretor do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (2008-2010), Presidente do Departamento de Linguística Geral e Românica (2004-2006), e Diretor da Cátedra de Estudos Galegos (1995-2004), entre outros. Em 2014 foi distinguido com o título de Professor Emérito da Universidade de Lisboa pela sua ação e prestígio académico e científico, e pela contribuição para a projeção da Universidade.

A atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor Ivo Castro vai decorrer em data a anunciar.

Fonte: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Fotografia: Imprensa Nacional