Passar para o conteúdo principal
Outros

Professor Luís Miguel Silveira nomeado presidente-eleito do IEEE Council on Electronic Design Automation

Luís Miguel Silveira, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e investigador do INESC-ID , foi recentemente nomeado presidente-eleito do IEEE Council on Electronic Design Automation (CEDA) , uma das estruturas técnicas da maior organização técnica a nível mundial ligada ao avanço tecnológico.

Professor Luís Miguel Silveira nomeado presidente-eleito do IEEE Council on Electronic Design Automation

O professor Luís Miguel Silveira realça o “sentido de responsabilidade” com que assume estas funções.

“O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é a maior organização técnica profissional dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Com presença em todo o globo e uma atividade que inclui a publicação de documentação técnica e científica, a organização de conferências e reuniões técnicas, a definição de padrões bem com um largo conjunto de atividade profissionais e educacionais, o IEEE procura desenvolver e promover a utilização de tecnologias avançadas nos mais variados contextos, industrial, comercial, educacional e social”, destaca.

O docente refere ainda que "estar envolvido na liderança de uma das estruturas técnicas do IEEE, traz consigo desafios particularmente relevantes num mundo em constante evolução". "As profundas alterações operadas nos modelos de criação, disponibilização e acesso a informação, por via da introdução de tecnologias disruptivas ou em rápida evolução, tornam necessária uma análise muito rápida das transformações daí resultantes e uma grande flexibilidade na adoção das medidas necessárias para acompanhar e potenciar essa mesma evolução." "Isto é particularmente relevante, sobretudo se pensarmos num contexto de pós-pandemia, dada a profunda alteração operada nos últimos tempos no modo de funcionamento e colaboração vigentes" adiciona.

No cargo para o qual foi agora nomeado, o professor Luís Miguel Silveira terá a responsabilidade de definir “esta nova estratégia e delinear os planos para a sua implementação”. O docente não tem dúvidas de que será “um trabalho desafiante, mas igualmente estimulante, onde decerto terei muito a aprender e espero poder contribuir com a minha experiência anterior”.

Formado em 2005, o CEDA - The Council on Electronic Design Automation é uma das estruturas técnicas do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e tem como objetivo promover a automatização da conceção de circuitos e sistemas eletrónicos a todos os níveis, promovendo a permuta de informação técnica através de conferências – como, por exemplo, a prestigiada Design Automation Conference (DAC), a Design & Test Automation in Europe (DATE), ou a International Conference on Computer-Aided Design (ICCAD) – bem como seminários e revistas (entre elas IEEE Transactions on Computer-Aided Design of VLSI Circuits, IEEE Embedded System Letters e IEEE Design and Test Magazine).

Membro do IEEE desde os tempos de estudante, o docente esteve envolvido ao longo dos anos em várias atividades do CEDA, tendo desempenhado funções como Associate Editor de uma das publicações. Além disso, o docente do Instituto Superior Técnico é um participante regular das inúmeras atividades levadas a cabo pelo CEDA.

O esquema de funcionamento do CEDA, assim como de outras instituições congéneres, determina que o presidente-eleito sucederá ao presidente em funções no mandato seguinte, sendo que, após dois anos de mandato, o docente do Instituto Superior Técnico assumirá automaticamente funções de líder desta estrutura.

Fonte: Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Antigos Professores da Faculdade de Belas Artes agraciados com a agraciados com a Medalha da Ordem de Mérito Cultural
Satélite totalmente feito no IST foi lançado a bordo do Ariane 6
Voluntários EPIS contribuíram para a valorização do Jardim Botânico Tropical