Outros

Professor Luís Viseu Melo nomeado presidente de grupo de trabalho da OCDE

O docente do Instituto Superior Técnico assume a liderança do grupo de trabalho em Biotecnologia, Nanotecnologia e Tecnologias Convergentes (BNCT).

Professor Luís Viseu Melo nomeado presidente de grupo de trabalho da OCDE

O professor Luís Viseu Melo, docente do Instituto Superior Técnico foi nomeado, recentemente presidente do grupo de trabalho em Biotecnologia, Nanotecnologia e Tecnologias Convergentes (BNCT) da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) para 2022. Após exercer funções como vice-presidente, o docente do Instituto Superior Técnico assume agora o desafio de liderar o BNCT, um grupo de trabalho de alto nível focado em políticas de áreas tecnológicas emergentes relacionadas com biotecnologias, nanotecnologias e tecnologias convergentes.

O presidente do BNCT tem como missão, para além de dirigir os trabalhos do grupo em reunião, acompanhar e promover ativamente as suas atividades, em articulação com o bureau – vice-presidentes eleitos provenientes de delegações de cinco países – e com o Secretariado da OCDE.

Criado em 2014, o BNCT está sob a alçada do Comité de Política Científica e Tecnológica (CSTP), e propõe-se a atingir um vasto conjunto de objetivos. Além de providenciar análises originais sobre políticas tecnológicas, o BNCT trata de transmitir mensagens dirigidas à comunidade global em diversas formas, fornecendo desde ferramentas de apoio à decisão até manuais de boas práticas e recomendações com força legal. Acresce a isto, a missão de proporcionar e promover o encontro dos atores relevantes na área. Neste contexto, tem ainda como objetivo fazer propostas inovadoras aos decisores políticos.

Fonte: Instituto Superior Técnico