Outros

Professor Rogério Gaspar foi uma das 12 personalidades portuguesas que brilharam em 2021 eleitas pelo Semanário Nascer do SOL.

Num balanço do ano que agora termina, o semanário “Nascer do Sol” elegeu 12 portugueses que deram cartas nas suas áreas.

O Professor Rogério Gaspar, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), faz parte desta lista. Em janeiro de 2021 assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Regulação e Pré-qualificação (RPQ) da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra.

O Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa esteve na linha da frente na resposta à pandemia uma vez que ficou responsável pela avaliação e distribuição equitativa de vacinas contra a covid-19. Uma maratona com marcos ‘históricos’ mas com objetivos por atingir: a meta era chegar ao final do ano com todos os países com pelo menos 40% da população vacinada e em 94 ficou-se aquém desse resultado. De olhos postos nas soluções, o Professor Rogério Gaspar sublinha que o novo objetivo é chegar a 1 de julho com cobertura de 70% em cada país. «Não estamos protegidos enquanto não estivermos todos protegidos» desta o Professor.

Rogério Gaspar é Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e foi até ao presente Presidente do Conselho de Escola da FFUL. Foi anteriormente Vice-Presidente do INFARMED e membro do Conselho de Administração da EMA, tendo supervisionado e participado em diferentes projetos nesta área nas Américas, África, Sudeste Asiático e em vários países da UE/EEA. Entre 2013 e 2017 exerceu funções na Reitoria da Universidade de Lisboa supervisionando as áreas da Investigação & Desenvolvimento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento da Universidade de Lisboa. Exerceu funções de Vice-Presidente da European Federation of Pharmaceutical Sciences (EUFEPS), coordenador da European Science for Health (EurSci4Health) e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (SPCF).

Além do Professor Rogério Gaspar, também Nuno Maulide, alumni do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e o mais novo membro permanente da Academia de Ciências da Áustria, é uma das personalidades distinguidas.