Prémios

Professora da Faculdade de Medicina da ULisboa agraciada com Prémio Carreira em Medicina

A Professora Maria Clara Bicho foi agraciada com o Prémio Carreira na Área da Medicina.

Destacada pela sua investigação clínica quer na gravidez hipertensiva, quer no HPV, o vírus do papiloma humano, a Professora fez-se acompanhar em palco pela sua neta que declamou um poema escrito pela Professora remetendo aos tempos de vida em Moçambique.

Esta homenagem representa um trabalho de Equipa desde 1983 até a atualidade, incluindo a colaboração dos Pacientes, pois sem eles não existiria Investigação Clínica.

"Começo por agradecer à Equipa da Maternidade Dr. Alfredo da Costa - MAC, no estudo da doença hipertensiva da grávida, nomeadamente da pré-eclampsia, ao Centro de Metabolismo e Endocrinologia e ao Laboratório de Genética da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Aos Drs. Dória Nóbrega, Leite da Silva, Elmano Barroco e à equipa das Sras. Enfermeiras; aos Professores Doutores Carlos Manso e Manuel Bicho.

AO IPOFG de Lisboa – No Serviço de Ginecologia, à Dra. Isabel Cabral e sua equipa, ao Laboratório de Virologia, o pioneiro no Estudo do HPV em Portugal, com a Dra. Carmo Ornelas e a sua equipa.

Ao IPOFG do Porto, que logo a seguir acompanhou este projecto, com os Professores Doutores Carlos Lopes, Rui Medeiros e Hugo de Sousa.

Departamento de Oncologia da Universidade McGill - Montreal- Canadá, com o Professor Doutor Eduardo Franco.

À Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Hospital Central de Maputo, ao Programa Dream - Communidade de Sant'Egidio, de Moçambique.

Aos Professores Doutores. Mohsin Sidat, Jahit Sacarlal, Carla Carrilho, Cesaltina Lorenzoni e Dr. Alberto Sineque.

Ao Laboratório Joaquim Chaves Saúde, o Dr. Carlos Cardoso e sua equipa, que mais tarde associou ao HPV, o estudo do Microbioma vaginal, oral e pénis. Actualmente, este projecto, estendeu-se para Moçambique com o Dr. Tiago Grosso.

Os meus agradecimentos aos meus Pacientes, aos meus Amigos e à minha Família."

A 2ª edição da Cerimónia Júlio César Andrino teve como objetivo destacar e fazer um reconhecimento da cultura, artes e sociedade, homenageando e premiando personalidades em diversas categorias que pela sua importância  contribuíram para o desenvolvimento sociocultural do país.

Fonte: Faculdade de Medicina da ULisboa