Investigação e Desenvolvimento

Professora Fátima Montemor recebe título de Doutor “Honoris Causa” pela Universidade de Mons

A vice-presidente do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais deverá ser distinguida no próximo mês de maio.

A professora Fátima Montemor, vice-presidente do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais, docente do Departamento de Engenharia Química(DEQ) e investigadora do Centro de Química Estrutural(CQE) irá ser agraciada com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Mons (Bélgica).

“Sinto-me extremamente honrada e obviamente muito feliz e orgulhosa com esta distinção”, declara a vice-presidente do Técnico. “Especialmente porque fui surpreendida com o convite, uma vez que desconhecia esta intenção, e porque fui selecionada de entre uma longa lista de nomes que foram propostos pelas diferentes faculdades que compõem esta Universidade”, acrescenta, em seguida.

O nome da docente do DEQ foi proposto pela Faculdade de Engenharia, fundada em 1837, e que em 2009 se fundiu com a Universidade de Mons-Hainaut, dando origem à Universidade de Mons. A professora Fátima Montemor sublinha a longa tradição desta faculdade “nas mesmas áreas de atuação do Técnico, sendo uma das escolas mais fortes na área da Engenharia na Bélgica”. “Está muito bem classificada nos rankings em áreas que me são próximas – Engenharia Química e Engenharia de Materiais”, denota a investigadora do CQE.

A vice-presidente do Técnico considera que esta distinção é sem dúvida o maior reconhecimento que um docente pode receber. “Na realidade é um forte motivo de orgulho saber que o nosso trabalho, a nossa generosidade e tempo dedicado à motivação da comunidade científica é reconhecido deste modo”, destaca.

A cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa está agendada para dia 11 de maio, mas devido ao contexto pandémico poderá vir a ser adiada.