Prémios

Professora Helena Carvalhão Buescu vence Prémio Vergílio Ferreira 2022

Helena Carvalhão Buescu, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ensaísta, venceu por unanimidade o Prémio Vergílio Ferreira 2022.

Professora Helena Carvalhão Buescu vence Prémio Vergílio Ferreira 2022

Instituído pela Universidade de Évora em 1996, o galardão premeia “o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio”, e será entregue no dia 1 de Março de 2022.

Em comunicado, o júri do Prémio refere que Helena Carvalhão Buescu é uma “autoridade incontestável dos estudos comparatistas”. O júri destaca que “o alcance do ensaio de Helena Buescu transcende o contexto estritamente académico: a compreensão do mundo e a sabedoria plasmadas nos seus textos ensaísticos, das quais decorrem não apenas o ímpeto pedagógico natural como o olhar humanista inspirador, encontram-se bem patentes”.

A “vasta e singular” obra da premiada é sublinhada pelo júri, que acrescenta que o seu “mérito mais saliente tem sido, porventura, a consistente releitura dos cânones da literatura portuguesa e lusófona à luz do diálogo com sistemas literários e filosóficos supranacionais, nos quais aquela não pode deixar de participar sem uma perda assinalável de valor e de sentido para ambas as partes".

Professora de Literatura Comparada na Faculdade de Letras, é fundadora do Centro de Estudos Comparatistas, onde coordena o Projecto Literatura-Mundo Comparada. Pertence, ainda, ao Conselho do Institute of World Literature.

Os seus principais interesses de investigação centram-se nos séculos XIX e XX, bem como em questões teóricas da literatura comparada e da literatura-mundo.

A Professora Helena Carvalhão Buescu tinha já sido distinguida com o Grande Prémio de Ensaio da APE – intitulado APE/Portugal Telecom – com a obra A Lua, a Literatura e o Mundo, em 1995, e com o Prémio Jacinto do Prado Coelho em 2001. Em 2020 venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores (APE) com a obra O Poeta na Cidade - A Literatura Portuguesa na História.

O júri do Prémio Vergílio Ferreira 2022, presidido pelo Professor da Universidade de Évora Antonio Sáez Delgado, integra também os docentes Eunice Ribeiro (Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade do Minho), Fátima Freitas Morna (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Cláudia do Amparo Afonso Teixeira (Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora) e Miguel Filipe Mochila (Crítico Literário).

Fonte e Fotografia: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa