Prémios

Professores da ULisboa galardoados com Medalhas de Mérito Científico 2023

A atribuição das Medalhas de Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, são um importante reconhecimento do contributo dos Professores da ULisboa para a cultura científica em Portugal.

Professores da ULisboa galardoados com Medalhas de Mérito Científico 2023

A entrega das Medalhas de Mérito Científico 2023 teve lugar durante a sessão de abertura do Encontro Ciência 2023, no dia 5 de julho, este ano realizado na Universidade de Aveiro, que contou com a presença do Primeiro Ministro, Dr. António Costa e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Elvira Fortunato.

Foram distinguidos, nesta sessão, Professores da ULisboa:

A Professora Catedrática aposentada, Salomé Pais (Faculdade de Ciências) que se destacou na investigação, tendo estado à frente de vários projetos na área da engenharia biotecnológica e que preside atualmente o Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa.

A Professora Catedrática Anália Torres, Doutorada em Sociologia e coordenadora da Unidade de Sociologia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, que fundou e dirige o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP e integra a equipa responsável pela aplicação do European Social Survey em Portugal, desde 2002.

O Professor Catedrático João Pavão Martins (Instituto Superior Técnico), doutorado em Inteligência Artificial pela State University of New York at Buffalo, que se dedica à investigação nas áreas de Representação do Conhecimento e Revisão de Crenças no Grupo de Inteligência Artificial do IST e que foi um dos fundadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) em 1998.

Também foi distinguida a cientista Manuela Veloso, uma referência mundial nas áreas da Inteligência Artificial, Robótica e Ciência da Computação, Licenciada e Mestre em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico, que leciona atualmente na Universidade Carnegie Mellon (CMU) onde coordena o Departamento de Machine Learning desde 2016.

O arquiteto Álvaro Siza Vieira, Doutor Honoris Causa pela ULisboa em 2010, foi distinguido como autor de inúmeros projetos a nível nacional e internacional, de entre os quais o Pavilhão de Portugal, atual património da ULisboa, reabilitado pela Universidade. Foi o primeiro arquiteto português a receber um Pritzker, em 1992, considerado o Nobel da Arquitetura.

As Medalhas de Mérito Científico, atribuídas anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), destinam-se a “galardoar individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”.

O Encontro Ciência de 2023 contou ainda com a presença dos Ministros da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e reuniu três milhares de investigadores de diferentes áreas científicas.