Prémios

Projeto OpThLenses considerado um dos mais promissores de programa europeu de energia solar concentrada

O Optical and thermal characterization of glass and quartz lenses under concentrated solar light (OpThLenses), apresentado por um grupo de investigadores do Técnico , foi um dos projetos que obteve melhor classificação na 1.ª edição do programa SFERA-III .

ist

Este destaque conferido ao trabalho de investigação garantiu à equipa o acesso ao Laboratório de Processos de Alta Temperatura do Instituto Madrileno de Estudos Avançados de Energia (IMDEA Energía).

O OpThLenses aborda uma investigação do comportamento/desempenho de diferentes lentes comerciais sujeitas à luz solar concentrada e identifica as mais adequadas para longos períodos de teste. A equipa de cientistas do Técnico pretende construir um protótipo demonstrador, assim que seja possível obter financiamento para tal, através de um novo projeto.

“Quer o tema, quer a abordagem do mesmo do ponto de vista teórico e também do ponto de vista experimental, são efetivamente novos em termos da concretização que pretendemos” sublinha o investigador principal do OpThLenses que afirma que “tal só é possível com uma equipa pluridisciplinar”.

Leia a notícia na íntegra.