Outros

Regresso às atividades letivas presenciais na ULisboa

Na ULisboa o regresso às atividades letivas presenciais é acompanhado por testagem massiva à Covid19 da comunidade académica e pelos esforços de adaptação e reorganização dos espaços, com vista a receber estudantes, docentes e funcionários técnicos e administrativos, em segurança.

Regresso às atividades letivas presenciais na ULisboa

Esta nova operação de testagem iniciou-se dia 19 de abril e prolonga-se até ao final do ano letivo, sendo pautada por critérios de testagem inteligente, ou seja, serão realizados mais testes onde forem identificados maiores riscos de contágio e em todas as situações de ensino presencial que o justifiquem. Mantém-se a metodologia adotada na ULisboa desde abril de 2020 de apoio a necessidades específicas de toda a comunidade, agora com apenas um posto de testagem no Estádio Universitário.

No total serão criados dezassete postos de testagem nas Escolas, para além do posto no Estádio Universitário de Lisboa, com uma organização local coordenada pelos Serviços Centrais.

Do total de 60.000 testes rápidos previstos, a Cruz Vermelha Portuguesa já disponibilizou, até ao momento, 32.450 testes, distribuídos pelas Escolas da ULisboa. Todos os encargos relacionados com a colheita e com o suporte logístico e administrativo serão suportados pela Universidade

Desde o início da pandemia foram efetuados 20.000 mil testes na Universidade de Lisboa, sendo a taxa de casos positivos na ordem dos 2%. O processo de testagem permitiu gerir cuidadosamente o processo de identificação e encaminhamento para o SNS de muitos casos assintomáticos, não tendo sido detetados surtos na universidade.

A 19 de abril o  Estádio Universitário também retomou parte das suas atividades, quer no Campus da Ajuda quer nas instalações da Cidade Universitária, embora com algumas restrições. Os Museus e Jardins da ULisboa já estão abertos ao público e a sala de estudo Caleidoscópio mantém-se em funcionamento.

Na Reitoria, o atendimento presencial continua sujeito a marcação mantendo-se todos os serviços disponíveis através de telefone e e-mail.