Prémios

Soraia Pereira distinguida com Prémio Sociedade Portuguesa de Estatística 2018

Soraia Pereira, investigadora do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL) e antiga aluna da Faculdade de Ciências da ULisboa , é a vencedora do Prémio Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) 2018.

Soraia Pereira distinguida com Prémio Sociedade Portuguesa de Estatística 2018

O prémio será atribuído no próximo dia 28 de novembro, pelas 14h30, numa cerimónia pública a realizar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) durante a Sessão Comemorativa do 38.º Aniversário da SPE.

De acordo com a Direção da SPE, o trabalho laureado "Spatio-temporal models for georeferenced unemployment data" apresenta um método que “contribui fortemente para a área das estatísticas oficiais, na medida em que incorporando informação geoespacial permite fornecer estimativas de desemprego com boa precisão”.

O júri do concurso para a atribuição deste galardão foi constituído por Raquel Menezes, professora da Universidade do Minho, Irene Oliveira, professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Russel Alpizar-Jara, professor da Universidade de Évora.

Soraia Pereira concluiu o mestrado em Estatística, em 2012, e o doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, em 2018, ambos na Faculdade de Ciências da ULisboa. A sua tese de doutoramento intitula-se “Spatio-temporal methods and models for unemployment estimation” e foi orientada por Feridun Turkman, professor do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da ULisboa e por Luís Correia, do Instituto Nacional de Estatística.
Atualmente, Soraia Pereira desenvolve a sua investigação no âmbito do projeto “Projeções do mercado farmacêutico em pequenas áreas”, que resulta de uma parceria entre o CEAUL e a empresa hmR – Health Market Research. As suas áreas de interesse são a Estatística Espacial, Estatística Bayesiana e estimação em pequenos domínios.