Prémios

Três antigas alunas da Universidade de Lisboa galardoadas com Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras

Margarida Cruz, Leonor Beleza e Joana Rafael, três antigas alunas da Universidade de Lisboa foram galardoadas com os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2021 , nas categorias Solidariedade, Carreira e Negócios, respetivamente.

Prémios Activa 2022

O Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras distingue as mulheres que mais se destacaram, ao longo do último ano, em seis categorias: Solidariedade, Desporto, Negócios, Artes, Sustentabilidade, Ciência e Carreira.

Margarida Cruz, alumna da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do ISCTE, recebeu o prémio da categoria Solidariedade graças ao seu empenho em conseguir levar à Assembleia da República a petição "O luto de uma vida não cabe em 5 dias" que possibilitou a alteração de 5 para 20 dias o período de luto pela morte de um filho. Margarida Cruz é diretora-geral da Acreditar, uma associação que tem como objetivo garantir direitos e promover a qualidade de vida na área da oncologia pediátrica.

Leonor Beleza, alumna da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, recebeu o prémio Carreira graças ao seu papel importante na história da luta pela igualdade de género e contra a discriminação em Portugal. Leonor Beleza é presidente do Centro Champalimaud, já teve vários cargos políticos após o 25 de Abril de 1974, foi professora e em 1977 participou na alteração do código civil português que foi importante no que diz respeito à igualdade das mulheres.

Joana Rafael, alumna do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, recebeu o prémio da categoria Negócios graças ao trabalho por si desenvolvido na área das tecnologias. Joana Rafael é cofundadora e diretora de operações da Sensei, empresa que desenvolve tecnologia que permite facilitar a vida aos consumidores na hora de fazer compras.

A escolha das nomeadas e das vencedoras do ano de 2021 foi da responsabilidade da revista ACTIVA e de um júri de prestígio, constituído por: Conceição Zagalo, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos e Maria de Belém.

Fonte: Revista ACTIVA