Investigação e Desenvolvimento

ULisboa | Informação COVID-19

A Universidade de Lisboa, seguindo um plano de abertura progressiva das suas atividades presenciais, tem vindo a fazer testes de despistagem à COVID-19 na comunidade universitária.

Informação COVID-19

Este processo de despiste está enquadrado num projeto de investigação que reúne diversos investigadores e diferentes Escolas e Institutos da ULisboa, e é realizado em conjunto com colheita de sangue para efeito de análises serológicas, de modo a esclarecer quer a incidência da infeção da comunidade universitária quer a expressão imunológica da mesma comunidade.

O processo teve início no dia 13 de maio e até ao final deste mês foram realizados cerca de 1100 testes, abrangendo todos os setores da comunidade: docentes, investigadores, estudantes, trabalhadores administrativos e técnico e bolseiros de investigação. O processo de testagem e colheitas prossegue durante o mês de junho, tendo em vista a cobertura progressiva e continuada de todos os membros da comunidade que, ao abrigo dos planos de reabertura de atividades presenciais, sejam chamados a participar em atividades que envolvam qualquer tipo de interação social dentro da universidade.

O processo de colheita e tratamento laboratorial tem beneficiado das múltiplas competências técnicas e logísticas instaladas na ULisboa, contando por exemplo com a capacidade dos laboratórios da Faculdade de Farmácia, Faculdade de Ciências, Faculdade de Medicina, Instituto Superior Técnico e Instituto de Medicina Molecular. Conta ainda com a capacidade técnica e administrativa do Centro Médico da Universidade de Lisboa, e com a preciosa colaboração de estudantes do 6º ano e de docentes Faculdade de Medicina.

Nos primeiros mil casos foram despistados menos de 1% de testes positivos, devidamente encaminhados para o Serviço Nacional de Saúde. A Universidade de Lisboa tem alargado a testagem a todos os estudantes e trabalhadores que diretamente contactaram os casos positivos, contribuindo para um controlo público da pandemia.