ULisboa marcou presença no 4th Unite! Dialogue Barcelona

Entre 29 de novembro e 2 de dezembro, 31 membros da Universidade de Lisboa estiveram em Barcelona, no âmbito da aliança Unite! , com o objetivo de discutir caminhos e a visão para o futuro das Universidades Europeias.

ULisboa marcou presença no 4th Unite! Dialogue Barcelona

O 4th Unite! Dialogue Meeting contou, para além das reuniões internas do staff e da direção da Unite! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), com um conjunto de sessões abertas ao público das quais se destacam a primeira reunião da Open Innovation U! Community e o primeiro “Branding Event” Unite!, subordinado às temáticas da ética e da tecnologia.

Este evento teve como foco cinco temas estratégicos: a ética e a tecnologia, o impacto no Espaço Europeu do Ensino Superior, o impacto nos ecossistemas de inovação regional, a liderança nas smart technologies e o impacto global na sociedade.

Os participantes tiveram a possibilidade de conhecer a fundo o propósito desta aliança, o caminho já percorrido e as perspetivas para o futuro. Tiveram ainda a oportunidade de travar conhecimento com os vários grupos de trabalho e conhecer as várias atividades do projeto.

Estocolmo irá receber, em março de 2022, o próximo Dialogue Meeting. Até lá, a aliança Unite! continuará a trabalhar com o objetivo de desenvolver um espaço de excelência para a educação, investigação e inovação.

Unite! é uma Aliança de Universidades Europeias, da qual a ULisboa faz parte. O seu objetivo é dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior que, através de uma nova geração de europeus, empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística, seja capaz de fazer face aos grandes desafios societais, contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento.