Dia do Pai: duas gerações na ULisboa

No dia do pai fomos conhecer a história do Professor Fernando Moreira da Silva e do seu filho Pedro. Ambos estudaram na Universidade de Lisboa.

Dia do Pai: duas gerações na ULisboa

Fernando Moreira da Silva estudou na Escola Superior de Belas-Artes em 1978 e é atualmente professor catedrático da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa onde é Coordenador da Área Científica de Design. O seu filho, Pedro Moreira da Silva, seguiu-lhe os passos e licenciou-se em Design na Faculdade de Arquitetura.

Quando o filho lhe disse que queria seguir o curso de Design, o Professor Fernando Moreira da Silva admite ter sentido uma enorme satisfação. "Adorei fazer a minha formação em Arquitetura; todavia, se no meu tempo existisse a possibilidade de me formar em Design, essa teria sido a minha opção. Ao longo dos anos o Pedro foi vendo o crescimento da minha paixão pelo Design, até me tornar Catedrático em Design. Por isso, ele ajudou, em parte, a realizar um sonho meu!"

Pedro afirma que a formação do pai teve sem dúvida influência na sua escolha. "Aliás, tanto o meu pai como a minha mãe, ambos se formaram em Arquitetura. Com dois pais arquitetos, era quase impossível não ter alguma coisa relacionada com a arquitetura nos meus genes. Ao longo da minha infância e adolescência, o meu pai transmitiu-me muito da sua paixão pela arte, arquitetura e design, ajudando a construir a minha cultura visual. Tenho a sorte de ter uns pais que me proporcionaram grandes viagens, sempre pautadas por visitas a importantes museus. Apesar do meu interesse pela arquitetura, quando chegou o momento de entrar no Ensino Superior, não tive dúvidas que o meu caminho passaria pelo Design. Ter a possibilidade de resolver problemas desde a escala da mão à escala de um avião era demasiado aliciante!"

Contudo, o Professor afirma que as experiências pelas quais o filho passou foram muito diferentes das suas. "Os tempos eram diferentes, o espaço era outro, a relação professor/aluno alterou-se paradigmaticamente, no meu ponto de vista, para melhor. No meu tempo existiam os ateliers/escola, enquanto que o Pedro atravessou o período da recessão económica, com dificuldades de experiências de índole profissional durante a formação académica."

Pedro diz-nos que a vida académica foi das melhores fases da sua vida, inesquecível por vários motivos. "Desde as praxes até às noitadas para acabar aquele projeto, passando pela experiência do Erasmus em Itália ou da organização do primeiro evento dedicado ao Design na Faculdade de Arquitetura (Design ao Cubo, em 2010). Foi muito melhor do que estava à espera, se é que é possível criar alguma expectativa sobre um período tão marcante. São memórias que ficam para a vida. Ao nível da minha formação, devo confessar que foi a fase em que me senti finalmente “livre” para focar, explorar e aprender aquilo que mais gozo me dava: o Design."

Apesar de seguir de perto o percurso do filho, ajudando-o a tomar opções, o pai nunca precisou de o ajudar propriamente a estudar. "O Pedro foi sempre um excelente aluno não necessitando de muita ajuda para os estudos, tendo obtido Bolsa de Mérito da Universidade por duas vezes: no final da licenciatura em Design e no final do mestrado em Design de Comunicação."

Pedro já teve a possibilidade de trabalhar com o pai algumas vezes na área do Design da Comunicação. Para ele "é uma sorte conseguir trabalhar em conjunto com o meu pai, onde cada um respeita as capacidades e conhecimentos do outro, focados no objetivo do projeto."

Quando lhe pedimos para definir o seu filho numa frase não hesitou em afirmar que o Pedro é "um Ser Humano com muitas qualidades, regido por fortes princípios éticos e morais, centrado na família e nos amigos; um profissional destacado, rigoroso e empenhado; um filho que me enche de orgulho em cada e todos os dias."

Já Pedro define o pai como "uma pessoa sonhadora, com um grande coração e sentido de família; um pai generoso, amigo e respeitador; um profissional ambicioso, dedicado, trabalhador e rigoroso; um pai que não cabe numa só frase."