Ações de Formação Pedagógica para Docentes

É nosso intuito promover ações de formação que, no contexto em que atualmente vivemos, possam ir ao encontro de necessidades sentidas por parte dos docentes das escolas da Universidade de Lisboa que invariavelmente se viram obrigados a novas práticas, novas rotinas, novas modalidades de ensino.

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

Uma tentativa de resposta ao desafio lançado pelo ensino a distância é o que, de algum modo, procuramos com estas iniciativas:

• Active Learning em ensino remoto síncrono: A utilização de momentos ativos em sala de aula é referida como uma boa prática inegável no Ensino Superior, constando inclusive da lista dos Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education (Chickering & Gamson). Em ensino remoto é possível, em sessões síncronas, planear momentos ativos para potenciar a aprendizagem e aumentar o envolvimento dos estudantes.
  • Como dar Feedback em pequenos vídeos: Como docentes no Ensino Superior dar feedback aos alunos, quer formativo quer sumativo, oralmente ou por escrito, é uma tarefa quotidiana. A utilização de tecnologias simples como a gravação de pequenos vídeos aumenta a eficácia desta tarefa, enquanto potencia a conexão com os estudantes, tão necessária no tempo que vivemos.
  • Instructor immediacy na relação aluno/docente: Instructor immediacy refere-se aos comportamentos verbais e não verbais que potenciam a proximidade do/a docente aos/às estudantes. Investigação nesta área comprova que este factor pode influenciar positivamente a confiança dos/as estudantes no/a docente, os resultados académicos, a satisfação com o curso e diminuir a ansiedade. Neste encontro iremos refletir que comportamentos promovem este aspeto em Ensino Remoto.
  • Zoom – truques e boas práticas para iniciantes: A plataforma Zoom, utilizada pela Universidade de Lisboa, assume potencialidades que permitem maximizar a eficácia pedagógica nos momentos síncronos. Neste workshop iremos identificar configurações e funcionalidades úteis na utilização desta plataforma.

Mais informações

Inscrições gratuitas, entre de 13 a 19 de junho.  As inscrições são formalizadas AQUI .